sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Entrevista com a diretora do Lar das Vovozinhas .

           
    Tiana, Diretora do Lar das Vovozinhas em Santa Maria, nos recebeu na tarde chuvosa de sexta- feira. Nascida em Ijuí-RS, dirige o estabelecimento a apenas dois meses, mas ao falar sobre o trabalho desenvolvido, notamos um carinho muito grande por aquelas vovós .A Diretora nos emprestou um pouquinho de seu tempo para nos explicar como  funciona o Lar das Vovozinhas.
     Tiana nos conta, que o lar existe a mais de 50 anos e foi criado para abrigar mulheres com mais de 60 anos que não têm quem as cuide. Atualmente, a instituição atende em média 200 vovós, conta com 62 funcionários e cerca de 300 voluntários.  Existem pessoas das mais variadas idades,   60 (sessenta) até 107 (cento e sete) anos. 
Perguntamos a ela qual é o principal motivo delas estarem morando lá,  nos respondeu que é por causa da vulnerabilidade social, ou seja, sígnifica que a pessoa sofre um tipo de exclusão do meio social. Muitas delas foram abandonadas pela família, por isso, um simples aperto de mão ou um abraço, tem grande valor para elas.  A alimentação das vovozinhas é observada por uma nutricionista, que  balanceia alimentação de acordo com a necessidade de cada uma delas. A Casa possui uma horta e um pomar, onde são cultivados legumes, verduras e frutas. O trabalho é realizado pelas próprias vovós e algumas pessoas da equipe. Como as vovozinhas precisam  manter a forma, praticam atividades físicas como caminhadas e ginásticas levinhas. Também  desenvolvem práticas de desenho, pintura em telas, atividades didáticas, culinária e várias outras.
        O Lar das Vovozinhas precisa de doações para se manter. Entre as mariores necessidades estão alimentos, produtos de higiene e fraldas geriátricas. Para saber como doar, basta ligar para o telefone (55) 2103-2626

               Al: Marcos Botelho CMSM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário